sábado, 14 de março de 2009

Análise do GP Asociación Latinoamericana de Jockey Club e Hipódromos

Devido à incerteza das raias que serão corridos os páreos de hoje, será analisado primeiramente o GP Latino (para a pista de grama). Após as 9:00h será feita a análise dos demais páreos.

Para analisar este páreo vamos ter que separar os competidores pelo país de origem.
Do Peru vem Zeide Isaac (1) que, pelo seu retrospecto, regula com a turma clássica de lá, incluindo Dushanbe que era cotado para vencer o Pellegrini 2007 e nada produziu. Zeide Isaac apresenta 3 placês clássicos (sendo um vitória) em três saídas clássicas. Para mim é um nome forte na prova.
Do Chile, vêm Last Impact (2), 8 Propper Fun (8), Staccato (9) e Raja Diabla (12). Dentre eles, o mais fraco parece ser Propper Fun que em suas últimas atuações vinha correndo páreos comuns e mesmo assim obteve apenas uma vitória nas últimas cinco saídas. Quando competiu em G3 chegou afastado. É muito pouco para uma prova deste gabarito.
Raja Diabla é uma potranca já ganhadora clássica que vem marcando tempos melhores do que o dos machos do primeiro time. Deve sentir o lote por ser a única fêmea do páreo, mas tem chances de chegar na quadrifeta. Dentre Staccato e Last Impact, dois cavalos de seis anos já bem experientes, fico com o último porque deve ter apresentado algum contratempo em sua última derrota para Staccato, já que parou seis meses. Tudo indica que a parada lhe fez muito bem já que, depois desta, já venceu três consecutivas, inclusive desforrando-se de Staccato em G2 na última. Portanto, Last Impact é o nome forte do Chile e deve compor a ao menos a trifeta.
Da Argentina vem Life Of Victory (10) que sofreu para derrotar Negro da Gaita dentro da Argentina em dezembro. Agora, tendo que enfrentar a viagem, vai ter que se contentar com uma colocação, se esta ocorrer, já que acredito o Negro da Gaita não o mais forte dentre os brasileiros.
Quanto aos brasileiros (Hot Six (3), Flymetothemoon (11), Des Moines (7), Quadriball (6), Negro da Gaita (4) e Quick Road (5)), estes vão ter a enorme viagem de não enfrentar a longa viagem dos demais e já terem competido na raia de grama de Cidade Jardim.
Dentre os tupiniquins, acredito que os mais fracos são Des Moines, que ainda não apresenta colocação clássica e correu bem na última, porém perdendo para dois dos seus adversários de hoje, e Quadriball que recebeu seu batismo clássico em raia completamente anormal. Trata-se de um bom cavalo, mas a turfe é forte para ele, já que vinha de vitórias e colocações na turma, antes de vencer em G1 na última.
Negro da Gaita surpreendeu ao vencer o Derby Paulista e pagar placê no Pellegrini, ambas as provas em 2008. Antes disso, na Gávea, já havia perdido bem para Flynetothemoon e Hot Six, dois a quem ele derrotou no Derby e enfrentará hoje. Além disso, durante a reta de chegada do Derby, Hot Six sofreu muitos prejuízos e ficou na conta. Portanto, acredito que Negro da Gaita vai lutar somente pela trifeta. Flymetothemoon anda regulando com Negro da Gaita e Hot Six depois que vieram a São Paulo, porém vem levando ligeira desvantagem. Para tentar vencer deve voltar a correr o que corria na Gávea já que, quando lá corria, era considerado o melhor produto da geração. Hot Six parece ter apreciado a pista paulistana e correu muito bem em suas duas últimas atuações, pagando placê mesmo muito prejudicado no Derby e vencendo a preparatória quando foi colocado na cerca externa (e a raia de dentro poderia estar melhor, já que seu parelheiro também foi aberto naquela oportunidade e chegou muito longe). Esta agora falar sobre Quick Road que é Derby winner, vencedor de GP São Paulo e colocado no GP Brasil, as três maiores provas do turfe nacional. Excluindo a sua última saída, a qual foi realizada em raia completamente anormal, Quick Road vem de quatro corridas muito boas, já que venceu um G3 por oito corpos e em Record, arrematou próximo no São Paulo e no Brasil e mesmo na areia, pagou placê, chegando próximo e anotando um tempo ótimo tempo.
Portanto, para mim, a ordem de favoritismo dos brasileiros é a seguinte: Quick Road, Hot Six, Flymetothemoon, Negro da Gaita, Dês Moines e Quadriball.

Indicação: 5 – Quick Road / 3 – Hot Six / 2 – Last Impact
Diferenças para a quadrifeta (sem ordem de favoritismo): 1 – Zeide Isaac / 4 – Negro da Gaita / 11 – Flymetothemoon / 12 – Raja Diabla

Nenhum comentário: